o que fazer em nova york

OQUEFAZEREMNYC1
Finalmente saiu o micro "guia" de Nova York. Coloquei guia em aspas porque né, pra agente de viagens eu não sirvo. Como o post sobre Buenos Aires, vou só falar de coisas que conheço e que recomendo. Decidi não falar sobre museus e coisas básicas, isso dá pra encontrar em qualquer blog/site por aí. Pelo mesmo motivo ainda estou pensando sobre falar de lugares pra fazer compras ou não. Eu gosto muito do viajenaviagem para dicas de viagem no geral. Resolvi separar o post em duas partes: Manhattan e Brooklyn.
OQUEFAZEREMNYC5
A dica mais econômica que posso dar sobre Nova York é não se hospedar em Manhattan. Os hotéis da ilha são caros e os quartos são pequenos. Alguns não tem nem wi-fi ou frigobar. Claro que a localização provavelmente vai ser boa, mas eu prefiro mil vezes ficar num hotel mais confortável ainda que tenha que me locomover mais. Vai depender do tipo de viagem que você quer fazer. Se você for ficar pouco tempo talvez seja melhor estar em um lugar mais central que você possa se locomover a pé para os pontos turísticos principais.
Se hospedar no Queens é muito legal e você ainda pode conseguir uma vista maravilhosa. Da última vez que visitei a cidade me hospedei no Z Hotel NYC, hotel muito legal. São de lá essas fotos.
OQUEFAZEREMNYC8 
Imagina ter Manhattan na sua janela? Sensacional. Como não tem nenhuma estação de metrô por perto, eles tem um ônibus que sai de uma em uma hora do hotel e leva para uma zona bem central da cidade. Quando você quer voltar, é só pegar o ônibus no mesmo lugar. Tudo de graça. Já fiquei em outros hotéis no Queens (recomendo o Ramada) que ficavam perto de uma estação de metrô e que depois de 2 paradas você já chega na Times Square. A terceira é a Quinta Avenida com o Central Park. Ou seja: é muito perto de tudo e o preço compensa muito.
OQUEFAZEREMNYC3
Uma coisa bem turistona que acho que tem que ser feita é subir em algum prédio para ver Nova York de cima. É bonito demais e você consegue ter uma idéia da dimensão da cidade. É uma coisa bem selva de pedra mesmo, nunca vi nada igual. Dos que fui, ainda não sei qual é o mais legal. Do Rockefeller Center você vê o Empire State, mas não vê o Chrysler Building. Do Empire State Building você vê o Chrysler mas não vê o, dã, Empire State. Acho que é tudo uma questão de escolher qual você quer ver mais :)

OQUEFAZEREMNYC2
Outra coisa bem turistona é o Central Park... Ahhh, tão lindo! Fiz uma pequena seleção de fotos que tirei por lá:
1. O zoológico é um pouco fail. Quer dizer, até que é legal, mas acho que tenho que aceitar que não tenho mais idade para fazer esse tipo de programa sabe. Hahaha. O rei do Zoo é o urso polar. Não tem leão, girafa, zebra ou hipopótamo. MADAGASCAR É UMA FARSA, GEMTY! Hahaha.
2. A pista de patinação parece bem legal (sou meio medrosa e não tive coragem de ir). Uma coisa engraçada sobre o Central Park (sobre Nova York em geral) é que parece que o Donald Trump é dono de tudo. Hahaha. Sério. Você está lá num parquinho qualquer no meio de qualquer lugar quando se depara com uma plaquinha "Este espaço é mantido pela Trump Corporation".
3. É bem legal passear por lá e reconhecer várias locações de filmes também. Essa ponte onde eu estou correndo enlouquecidamente (he-he) aparece em vários filmes. Esqueceram de mim é o primeiro que me vem a mente <3
4. Tome cuidado com os esquilos, eles podem roubar a sua comida quando você menos espera. Ter um micro surto toda vez que vê um esquilo é coisa de turista tupiniquim, mas eu não consigo superar, sempre acho eles fofíssimos. Gosto de chamá-los por nomes, esses são o Gandalf e o Frodo.
5. Abril é o mês das cerejeiras e tem um monte por lá. Nunca tinha visto árvores tão lindas :)
6. A estátua da Alice é lindinha, muito maior do que eu esperava. Não tem nada de mais, é só uma estátua, mas se você é fã de Lewis Carroll provavelmente vai gostar.
7. O parque fica meio ruim de passear no inverno por causa da neve, mas sinceramente? Eu acho lindo :) Coisa de turista tupiniquim também né, ver neve e se emocionar. Mas é tão bonito os lagos congelados, os bonecos e as adultas idiotas como eu crianças fazendo guerra de bola de neve. Adoro.
8. O memorial Strawberry Fields foi criado pela Yoko Ono e fica em frente ao Dakota Building, local onde John Lennon morreu. É bem bonito. Não sou hiper fã de Beatles, mas é difícil não se emocionar um pouquinho.
A verdade é que todos os caminhos levam ao Central Park. Sério. Às vezes você está ali, de bowie na lagowie, passeando em um bairro e quando vê dá de cara com o parque. Aí você pode adentrar ele sempre que ele aparecer e conhecer um pouco... Se você estiver na Quinta Avenida, aproveite para ir no zoológico e conhecer a pista de patinação. Se você estiver no MET, aproveite para ir na Estátua da Alice e ver o lago. Se você estiver no Museu de História Natural, aproveite para ir no Strawberry Fields Memorial e, consequentemente, no Dakota Building. Você também pode tirar um dia inteiro para conhecer o parque, tem muita coisa pra ver. Vai depender se: você gosta de parques e vai ficar tempo suficiente para "perder" um dia inteiro por lá. Faça um piquenique, largue o mapa, leia todas as declarações de amor nos bancos e caminhe por tudo. Você vai cansar muito, mas vai ser super especial. Dá pra alugar uma bicicleta, passear de barquinho, fazer tour de lugares famosos dentro do parque... Muitas opções :)
Outras dicas:
1. Um programa bem legal para fazer de noite é assistir um Stand Up Comedy. Eu fui no Gotham Comedy Club e foi ótimo. Não é caro e eu consegui ingresso para o dia. Fica perto do Chelsea Hotel também, que já foi casa de Bukowski, Bob Dylan e muitos outros personagens da cena artística. Ele ainda está em funcionamento, mas é também um ponto turístico bem interessante e você pode aproveitar para conhecer.
2. Você pode pegar o Staten Island Ferry de graça e ver a Estátua da Liberdade bem de pertinho sem precisar gastar um milhão de dólares para ir até a ilha.
3. Eu acho meio obrigatório assistir um musical na Broadway. Na Times Square tem uma loja de ingressos da Tkts que vende várias entradas com um super desconto. Igual sai caro, mas é um espetáculo inesquecível.
4. Muitos museus (como o MET, o mais famoso e cheio de obras incríveis) recebem subsídios altíssimos do governo para se manterem e, em consequência, não precisam cobrar ingresso. Isso não está escrito em nenhum lugar e muita gente paga achando que é obrigatório. Na verdade os preços são "sugeridos" e se você quiser pagar 1 dólar ou nada a opção é sua.
5. Você tem que encarar o metrô. Pode parecer idiota para alguns, mas eu, moradora de Porto Alegre - terra sem lei transporte público de qualidade metrô - tive bastante dificuldade em entender esse treco. Agora já me considero expert em metrôs, mas a primeira vez que visitei a cidade foi um pouco assustador. Aquele mapa do metrô é uma enorme teia de aranha, mas a Aragogue underground não morde não. Ela é muito prática e rápida, aliás. Você compra o passe dependendo de quanto tempo vai ficar - recomendo muito o passe ilimitado de 7 dias, ainda que você vá ficar uns 5 dias. Analise sua localização e se você realmente pretende andar muito de metrô, mas pra mim sempre valeu mais a pena do que o passe diário ou único. Ah, importantíssimo: SEMPRE fique à direita na escada rolante do metrô. Você pode estar tranquila e sem pressa, mas outras pessoas vão querer passar por você. Percebo também que dependendo da situação pode até valer a pena pegar um táxi. Se você está em 3 pessoas e vai andar uma distância curta é provável que saia mais barato pegar um táxi do que pegar um metrô. Táxi em Nova York não é tão caro, mas não dá pra contar muito com eles nos horários de pico (16h até 18h), porque não é tão fácil assim de conseguir um.
6. Nunca esqueça de dar gorjeta. A cultura americana é muito diferente da nossa em relação a isso, mas tem que ser respeitada. Eu sei que pode doer, tipo assim, gastar 40 reais em gorjeta num jantar (dependendo do valor da conta isso pode acontecer), mas se você não está afim de gastar com isso é melhor comer no Mc Donald's. Para não ficar calculando dobre o valor dos taxes. Taxes são os impostos, eles vem discriminados separadamente na conta. Em Nova York, no geral, os impostos são de 8% do total da compra. Como o ideal de gorjeta é de 15 a 20%, você estaria pagando 16%. Se você não pagar o suficiente, um micro chinês vai vir correndo atrás de você na rua te xingando e te chamando de bitch. Yep, aconteceu comigo. Tenham medo.
7. Se prepare para caminhar. Claro que você pode pegar um táxi ou ir de metrô para todos os cantos, mas Nova York, além de ser inteira plana e fácil de bater perna, é uma cidade legal de ser desbravada. Você pode encontrar uma coisa que te interesse em qualquer cantinho. Sempre verifique a possibilidade de ir a pé para o seu próximo destino.
8. Verifique com o seu cartão de crédito se você tem direito a um seguro saúde. Tem muitos cartões que fornecem de graça esse serviço se você pagar a passagem com ele. Acho bem importante você viajar com um seguro porque né, infelizmente qualquer coisa pode acontecer. O sistema de saúde americano é caríssimo e você pode passar por algum perrengue. Ah, e né, não se esqueça de informar seu banco que você está indo para o exterior.
Agora vamos para minha parte preferida:
OQUEFAZEREMNYC4
COMIDA! YES!
Nova York é uma capital gastronômica mundial e você pode encontrar todo tipo de comida por lá. Fuja dos restaurantes caça-turista, como os que ficam na Times Square ou na Quinta Avenida: caros e ruins. Se você não quer gastar muito, recomendo as Delis e os Food Carts. Nas Delis você encontra de tudo, desde um buffet cheio de coisinhas gostosas até sopas e sanduíches. Muitas delas tem espaços para sentar, mas você pode comer em um banco na rua mesmo que ninguém vai te julgar. Encontre uma Deli que faça um bagel Nova Scotia (com salmão defumado). Eu amo bagel do fundo do meu coração e queria comer esse todos os dias da minha vida. Os Food Carts também são demais, mas você tem que saber onde ir porque alguns não tem nada de mais. Gosto muito do Biryiani. Os carrinhos de comida indiana são ótimos, claro que não comi em todos, mas sempre tive boas experiências.
Se você estiver afim de gastar um pouco mais e ir em um restaurante legal recomendo o Sylvia's, de Soul Food. Ele fica meio longe de tudo, mas vale muito a pena a ida até o Harlem.
No Shake Shack comi o hamburguer mais delicioso da minha vida. Tem vários pela cidade. O hamburguer de cogumelos é tipo Deus na terra.
OQUEFAZEREMNYC6
Para gordisses você pode ir na clássica Magnolia Bakery. Eu gosto muito de um sabor chamado Hummingbird, que tem abacaxi, banana e nozes na receita. A combinação soa ruim, mas é delicioso. Eles fazem muitos cupcakes temáticos também, como esse da foto de Bonequinha de Luxo. Emoção. Outra coisa gostosa é o Banana Pudding. Impossível comer inteiro sozinho, dá pra dividir entre 5 pessoas, juro. O Cake Boss Cafe é gostoso também. Eu adoro o Buddy e sempre assisto os programas dele. Os Molly's Cupcakes andam bem famosos por lá, mas o que eu achei legal mesmo foram os cake pops.
Outros lugares bons para comer:
1. Vincent's: restaurante italiano em Little Italy. As porpetas são especialíssimas.
2. Mamoun's Falafel: melhor e mais barato falafel que já comi na vida. Fica no bairro Greenwich Village, também conhecido por ser o bairro com a maior concentração de belíssimos homens por metro quadrado. Vale a visita. Hahaha.
3. Chelsea Market: é tipo uma "feira" fechada cheia de restaurantes e vendas de todos os tipos. Difícil escolher onde vai comer. Você pode estender para o High Line Park que é muito próximo.
4. Eataly: tipo um mix de restaurante/mercado italiano. Lota bastante, é bom chegar antes do meio-dia para não ter que esperar na fila dos restaurantes.
5. Delmonico's: Deli 24 horas perto da 5ª Avenida. Ótima para os momentos de aperto.
6. Dean & DeLuca: famoso e caríssimo mercado culinário. Os sanduíches são ótimos. É legal ir lá e ficar procurando algo que você possa pagar sem escorrer uma lágrima. Mas se o desafio for vencido, vai valer a pena.
7. Baked by Melissa: mini cupcakes. Tipo realmente minis assim, do tamanho do seu dedão. Achei engraçadinhos.

É isso, espero que gostem e que seja útil para quem esteja planejando conhecer a cidade em breve :)
Tem outros posts sobre Nova York aqui no blog, é só clicar aqui.
Atenção: essas são apenas minhas impressões do pouco tempo que fiquei por lá. Pelo amor de Deus, façam sua pesquisa e tirem suas próprias impressões antes de decidir fazer alguma coisa que recomendei.

Comentários

  1. Que vontade de viajar que deu! <3
    Adorei a estátua da Alice, não sabia que tinha isso! Indignada (comigo mesmo por não saber da existência), haha.

    x
    niih

    lace-ghosts.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esses seu post sobre viagens, tenho certeza que um dia vou usar todas essas dicas! Haha

    ResponderExcluir
  3. Ai meu deus <333 eu queria tanto conhecer NY um dia! Amo ver esses guias e ficar sonhando que estarei lá um dia hahaha salvei até nos meus favoritos aqui. E só de ver as fotos das comidas... aii que delícia! hahaha apaixonada!

    ResponderExcluir
  4. Chocadíssima com Madagascar!
    Nova York é desses lugares que eu quero tanto visitar e que tem tantos pontos legais, que acho que eu entro em choque na hora sem saber pra onde ir.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amei o post!!! Só vai ser difícil acalmar a vontade de viajar agora! rs Agradeço imensamente o esclarecimento sobre os museus e a advertência sobre o zoo. Agora, uma coisa que vou fazer quando for é passar hoooooras na pista de patinação. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. AAAAH, QUERO VOLTAR! :((((((((

    Gente, que saudades de lá e eu apro e penso como fiquei pouco tempo na cidade. Conheci o Central Park, mas não vi muitas coisas, fui no Empire State e acabei comendo perto da Times Square. A realidade é que NYC é tão imensa que nem quem vive lá a vida toda consegue aproveitar tudo. Essas fotos lindas, essas comidas, ai ai, tudo.. quero voltar neste momento. :(

    Pale September

    ResponderExcluir
  8. niih: é fofa demais essa estátua <3

    Elisa Mello: espero que ajude <3

    Vanessa: sim, eu to louca que esse post saia da página inicial do meu blog pq sempre que entro fico com fome! hahaha

    Nicas: É UMA FARSA! hahaha. é uma correria assim! e tipo, você quer muito ir no lugar x. aí descobre que perto do lugar x tem outros 5 lugares legais de ir. e acaba ficando só naquela área um dia inteiro. quando vê você deixou de ir em vários outros lugares... hahaha, mas eu acho que essa é a graça :)

    Lorena: corajosa! eu tenho medo de quebrar uma perna assim e arruinar a viagem! hahaha

    Tany.: é, eu conheço muita gente que foi e ficou um final de semana ou 3 dias e acho muito pouco! não dá tempo de fazer quase nada (pelo menos a meu ver! tem gente que adora... hahaha)

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para conhecer NY e adoro ver posts falando sobre lá.
    Pode apostar que estou anotando tudo para montar meu roteiro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!