blog design: actions para Photoshop

29 de outubro de 2014
Actions são grupos de ações gravadas aplicadas a uma imagem no Photoshop. Tem milhões de artigos por aí que falam sobre o que é action e como usar: gostei muito desse post do Depois dos Quinze, que está bem explicadinho.
Já me perguntaram aqui no blog se eu uso algum filtro ou action nas minhas fotos. Eu sempre edito minhas fotos do mesmo jeito, então acabei criando algumas actions para usar. É legal porque você não precisa ficar fazendo mil vezes a mesma coisa: você edita uma imagem, grava a maneira como você editou e depois é só usar essa gravação em cima das outras. Já tentei manter uma padronização de edição no blog, mas a verdade é que algumas funções funcionam para algumas fotos e outras não.
Você encontra por aí milhões de actions para baixar, mas acho a maioria um pouco exagerada, deixam as fotos com muita cara de filtro do instagram, sabe? Então decidi disponibilizar para download aqui as actions que mais uso, criadas por mim.
Action 1: é a que mais tenho usado ultimamente, é uma mudança bem sutil mas acho que faz diferença. Ela realça os tons claros e deixa tudo com uma aparência mais "fria". Eu não sei explicar o porquê, mas tenho a impressão que deixa as fotos com uma cara de filme antigo. Usei nesse post aqui.
Action 2: essa também uso bastante. Dá uma cara mais fofinha para as fotos. Quase nunca uso essa action em fotos muito escuras ou com bastante preto, pois deixa a cor preta com um aspecto estranho. Usei nesse post aqui.
Action 3: acho que essa é a mais sutil de todas. Geralmente uso ela quando acho que a foto original está boa mas não consigo descobrir o que falta. Hahaha. Me parece que ela apenas realça a foto de uma maneira geral.
Como todos podem ver, sou péssima pra descrever as actions. Então fiz exemplos com fotos variadas para vocês entenderem o que eu quis dizer:
Agora, o que mais faço na verdade é misturar as actions. Sim, você pode usar uma por cima da outra. Eu sempre vou testando e vendo o que fica melhor.

Na primeira imagem usei a action 1 combinada com a 2 e na segunda imagem usei a 3 e a 2.
Outra coisa que também dá pra fazer é usar a mesma action várias vezes.
Sabendo dosar e dependendo da estética que você está buscando, pode ficar bem legal..
Espero que gostem :)

8 comentários:

  1. Já fui bem viciada em usar actions nas minhas fotos, mas depois que comecei a usar o Lightroom, acabei abandonando os efeitos "prontos". É bem legal o visual que elas dão e a praticidade, poupam um tempo incrível na edição! kkk

    Adorei e já vou baixar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, e recentemente descobri que vc pode aplicar actions em milhões de fotos ao mesmo tempo <3 tipo salva muuuuuuuuito tempo mesmo hehe

      Excluir
  2. Que legal, Clarissa! Adoro usar actions, mas nunca encontro uma que fique bacana pras minhas fotos de desenhos :~ as que você fez ficaram lindas, bem delicadas e românticas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desenho é complicado né? A gente sempre quer q a edição fique o mais próximo possível das cores reais...

      Excluir
  3. Que legal, Cacá!! Acredita que faço os MESMOS ajustas até hoje e nunca me liguei de fazer o meu próprio action? hahaha mocoronga. ENFIM, amei os seus, farei download imediatamente! hahaha
    beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, eu demorei uns bons anos fazendo exatamente sempre as mesmas edições em fotos sem me dar conta disso hahaha então não te julgo

      Excluir
  4. Acho que o que a action 3 faz é aumentar o contraste.Lindas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihihi, pode ser q seja, mas não é na opção contraste que eu mexo!

      Excluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top