livros de 2015 #1

29 de fevereiro de 2016
Gostei dessa coisa de fazer resenha de livros e decidi falar sobre os livros que li para o desafio de leitura de 2015.
1. Tripulação de Esqueletos - Stephen King
Coletânea de contos de terror do Stephen King. Já tinha ouvido falar de O Nevoeiro por causa do filme e achei espetacular. Não li muita coisa de terror na vida, mas nunca tinha ficado realmente nervosa e tensa com uma leitura. Vovó é outro dos meus preferidos (encontrei aqui caso interesse alguém). 
Nunca tinha lido Stephen King e gostei bastante. A maioria dos contos são ótimos, alguns são apenas ok e um ou dois são bem ruins. Achei que valeu a pena de qualquer jeito. Sempre acho legal começar a ler um autor com contos, caso o autor seja muito prolifico e você não tenha ideia por onde começar. De lá pra cá fiquei afim de ler vários livros dele. Acho que vou começar por Carrie, a Estranha. Alguém fã tem outra sugestão?

2. A Trama do Casamento - Jeffrey Eugenides
Tenho um certo apreço por livros sinceros sobre gente meio cu onde nada dá muito certo e não tem grandes reviravoltas. Hahahaha. Pior descrição, fiz todo mundo nunca querer ler. Mas eu acho realmente bom. Livro pra pensar, não pra ficar curioso sobre o que vai acontecer em seguida, sabe? Tem questionamentos sobre religião, amor, distúrbios mentais, solidão... E tudo isso em um contexto de personagens jovens e muito bem construídos. Dadas as proporções, me senti um pouco dentro do livro.
Já li As Virgens Suicidas do Jeffrey Eugenides e recomendo também. Pretendo também ler Middlesex, o único dele que não li, porque acho o cara muito bom mesmo. O autor ainda é novo, torcendo para que lance mais uns livrinhos pra gente curtir. Manda mais, J. E. :)

3, 4, 5. Trilogia Feios, Perfeitos e Especiais - Scott Westerfeld
Tem uma crítica social interessantíssima na história, não dá pra negar isso, mas achei a história tão bobinha e a protagonista tão irritante e imatura que dá preguicinha. Imagino que essa seja a ideia mesmo, mas achei que a protagonista Tally, como uma pessoa que (a princípio) luta contra essa sociedade, podia ser mais esperta.
Não deu pra gostar. Li até ~o fim~ (mentira, porque tem um quatro livro extra, mas vamos fingir que não) porque é aquele tipo de trilogia que termina com "três pontinhos" sabe? No sentido que deixa o fim completamente em aberto e não é um livro por si só, tu tem que ler mais pra saber a história de verdade... Aqui já tenho preguiça porque acho que trilogia que é trilogia tem que começar e terminar uma história em cada livro. Provavelmente é uma questão de preferência pessoal e eu também não li muitas trilogias na vida, então pode cair em cima, vem gente!
Pra não dizer que achei 100% ruim, acho que daria um ótimo filme. Eu assistiria.

6. Uma Casa no Fim do Mundo - Michael Cunnigham
Conta a história de quatro personagens, intercalando a narração entre cada um deles. Cada personagem é extremamente bem construído, aquele tipo de livro que a gente sente que conhece pessoalmente o protagonista (nesse caso, os protagonistas) e que sabe como ele vai reagir à cada nova situação. Me surpreendeu o fato de a história ser ~alternativona~, não seguindo o ~modelo de família tradicional brasileira~ e mesmo assim isso foi tratado com bastante naturalidade. 
Grata surpresa que jamais leria ou ouviria falar se não fosse o desafio de leitura de 2015, que não deu certo mas foi divertido. Entrou na categoria livro que foi lançado no ano que eu nasci.
Descobri que tem um filme e o personagem principal é o Colin Farrel COMO ASSIM louca pra ver <3

7. O Bicho-da-Seda - Robert Gailbrath/J. K. Rowling
A mulher que escreveu meus livros preferidos decidiu enveredar para o meu gênero de livro preferido. Os planetas se alinharam e tá tudo certo.
Não leia esse sem ter lido o primeiro.
MEU COMO ASSIM ACABEI DE FICAR SABENDO QUE O TERCEIRO LIVRO JÁ FOI LANÇADO Q COMO NÃO LI AINDA MEU SANTINHO

8. O Pintassilgo - Donna Tart
Acho que foi uma das histórias mais marcantes que já li. Achei a trama muito bem construída e gostei que, apesar de um pouco inverossímil com tanta ~intriga internacional~ (hahaha), é uma história realista sobre gente comum. O Pintassilgo é um pouco parado e maçante, com longas descrições e ambientações. Não é meu tipo preferido de narrativa, mas não me incomoda o suficiente a ponto de não gostar do livro.
Gosto quando o protagonista e o antagonista da história são a mesma pessoa e esse livro fez isso muito bem. Comecei amando o Theo (personagem principal) e aos poucos minhas percepção sobre ele foi mudando bastante.
Quanto ao final, vi muita gente reclamando que destoou bastante de todo o resto do livro, porque descambou pra filosofia e reflexões sobre a vida, mas eu achei bom e que fez bastante sentido :)

9. Um Conto de Natal - Charles Dickens
Nunca tinha lido Um Conto de Natal, apesar de conhecer a história do Scrooge e dos fantasmas dos Natais Passado, Presente e Futuro. É bem curtinho e agradável de ler. Imagino que ler no Natal deve ser bem legal.

10. O Amor nos Tempos de Cólera - Gabriel García Márquez
Gabriel García Márquez é meu pastor e nada me faltará. Não vou falar nada porque não precisa. Só vou dizer que tem filme, o filme é ótimo e o Florentino é o Javier Barden, esse homem iluminado.

Observação: eu não acompanho muitos blogs de literatura e geralmente pulo resenhas aleatórias em blogs que leio porque gosto da surpresa de não saber quase nada da história quando começo a ler alguma coisa. O que gosto de verdade é de resenhas de livros que já li pra ver se a outra pessoa teve as mesmas sensações que eu lendo o mesmo livro. Então decidi fazer essas resenhas em que não falo muito da história, só impressões que tive ao ler e basicamente o que achei do livro.

6 comentários:

  1. Fã? Eu, eu eu, aqui Ó, tenho muitas sugestões de livros dele para vc ler, caso te interesse te mando os livros em pdf.

    Ó o cemitério de animais é muito bom (ouça pet sematary do ramones junto), misery é fantástico e escuridão total, sem estrelas é bem pesado, mas fantástico e nossa como tava esquecendo a coisa, é 8252628252829363 páginas, mas é fantástico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sua linda. Tu que me indicou e agora sou fã também hahaha, obrigada!
      Eu tenho muuuuuuito interesse em A Coisa, mas ando meio ansiosa pra leituras muito longas. Um dia vai!
      Me convenceu a ler Cemitério de Animais, vai ser o próximo <3

      Excluir
  2. Eu gosto de ler resenhas, sei lá, é coisa minha, mas curto começar um livro já sabendo mais ou menos o enredo.

    O Gabriel é incrível, dispense comentários.Escrita maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, escrita incrível né? Eu amo!
      Entendo bastante quem gosta, eu que sou chata mesmo hahaha. Mas amo ler de livros que já li, perco horas lendo resenhas no skoob depois que termino um livro :)) amo mais ainda quando eu amei e a pessoa odiou ou vice-versa hahaha aí dá pra debater

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei se fui eu que removi sem querer esse comentário, se foi desculpa :~~~~

      Excluir

infelizmente o blogger não tem uma plataforma muito boa de comentários, então se alguém tiver algum interesse em ver minha resposta tem que voltar aqui no post. Procuro responder todos!
Obrigada pelo feedback!!

Tecnologia do Blogger.
Back to Top